Ponto Crítico - Primeiras aulas

Caros da Livre,

Fazemos todos parte da primeira experiência da Escola Livre de Jornalismo, um projeto que esperamos aprimorar nos próximos semestres, de forma a melhor atender os alunos e racionalizar os métodos e os conteúdos do curso. Para tal, precisamos muito da avaliação de vocês. E não uma avaliação qualquer, como essas colocadas em enquetes nos sites de informação. Queremos que cada um escreva, subjetivamente, o que achou das aulas ministradas até aqui. Nesse primeiro post, pedimos que vocês analisem, na caixa de comentários mesmo, o que acharam das três primeiras aulas, a saber:

Leandro Fortes - Mitos do ofício/Fauna das redações
Gustavo Krieger - Jornalismo Político/Relação com o Poder
Eugênio Bucci - Jornalismo Público

Precisamos de sugestões e críticas. Elogios são bem vindos, é claro, mas isso é o que menos importa. O melhor é apontar onde acertamos e erramos, e como vocês acham que as coisas podem melhorar.

A partir da semana que vem, vamos abrir um Ponto Crítico para cada palestra.

Então, esperamos a contribuição de vocês. Sejam sinceros e racionais.

Grande abraço.

Leandro Fortes

10 comentários:

Ro disse...

Acho que as aulas fluíram muito bem, e o intervalo dá a energia para conseguirmos estourar o tempo todos os sábados. Gostei muito da diferenciação dos temas de cada palestrante, me identifiquei muito com a palestra do Eugênio Bucci.
Só peço pela volta da coca-cola da primeira aula. Aquilo foi revigorante!

Flávia Umpierre disse...

As três últimas aulas completaram de forma única meu aprendizado na faculdade, me dando uma visão diferenciada dos temas em aula comentados.
A aula do professor Leandro Fortes foi a mais dinâmica até aqui, por falar sem rodeios da realidade das redações, o que realmente é um mito nas aulas da faculdade.
Apesar de admirar de forma singular a carreira e a forma de dar aula do Gustavo Krieger, sua aula não foi tão impressionante quanto eu esperava, talvés porque eu já tenha feito uma atividade complementar no Iesb sobre o mesmo tema no semestre passado, e que essa sim foi extraordinária. Gostaria de acrescentar também que essa mesma aula teria um aproveitamento muito maior para todos se as participações fossem mais democráticas e talvés, mais contrutivas no que diz respeito a acrescentar algo novo e a tirar dúvidas.
Eugênio Bucci fala como ninguém do funcionamento da Tv pública e sua aula foi a mais cheia de conteúdo.
Uma experiência realmente muito interessante participar deste curso. E continuo com muita impolgação para as próximas aulas.

Escola Livre de Jornalismo disse...

Ótimo, ótimo. Mas, por favor, assinem o nome no final do texto. Quem é Ro?
abs

Leandro

Diego Seixas disse...

As aulas foram excelente em conteúdo e experiência dos professores.

Leandro Fortes mostrou todas as pessoas e figuras existentes nas redações. A figura mais interessante é o chato. Ele existe em todo o canto. Mostrou o mercado jornalístico aos focas e foi claro ao dizer que o mercado é muito fechado. Fortes não desiludiu os focas e disse para todos seguirem o sonho.

Gustavo Krieger apresentou todos os bastidores da política em Brasília. A palestra foi interessante ao contar como a notícia é montada e a repercussão dela.

Eugênio Bucci pouco falou sobre o jornalismo público na Radiobras. Mostrou erros e acertos de sua gestão na estatal. A palestra teve foco administrativo do que jornalístico. O pouco de jornalismo discutido foi interessante. Poderia ter mostrado mais e não mostrar a sua administração.

Sugestão é que volte a Coca Cola. Não gosto de café e por isso prefiro a Coca Cola.

Diego Seixas

lumagarao disse...

Tem gosto pra tudo na vida, né? Escolher acordar cedo aos sábados para ouvir um jornalista experiente falar durante três horas, só se valer muito a pena. Sinceramente, a Escola Livre de Jornalismo tem cumprido com o papel ao qual havia se comprometido e faz valer o sacrifício.

Por estar fazendo aulas semanais na faculdade com os idealizadores do curso, dois dos palestrantes aqui avaliados, é mais sensato achar tudo perfeito. (Brincadeira).

As aulas dos professores Gustavo Krieger e Leandro Fortes contiveram alguns assuntos que eu já conhecia, mas ainda assim eles conseguiram dizer muitas coisas surpreendentes nas palestras as quais eu desconhecia.

Quanto a palestra do Eugênio Bucci concordo com Diego. Falou mais de gestão do que de jornalismo, mas ainda assim valeu. Poucas pessoas (focas) podem ter acesso de como decisões são pensadas em uma empresa como a radiobrás, e a palestra jogou luz nesse aspecto.

Quanto à sugestão, fica o pedido para disponibilização do material em power point das palestras.

Luciana Magarão

Gláucia Cristina disse...

Bom, distoando um pouco dos comentários dos colegas acima que já viram em outras oportunidades vários dos temas abordados na Escola Livre, para mim tudo é novidade. Apesar de haverem várias palestras na UnB, não é sempre possível comparecer, pois raramente elas acontecem no período de aula.

Gostei bastante das três aulas. Cada palestrante tem um método diferenciado, mas achei que os temas foram complementares e elucidaram várias dúvidas e curiosidades que eu tinha sobre a parte prática do jornalismo. Até agora, pelo menos, a avaliação é a melhor possível!

Ps: Vou aproveitar o bonde e reforçar a sugestão da coca-cola no intervalo. Além de mais café, claro!

Gláucia Cristina

Ana Carolina Curvello disse...

As 3 primeiras palestras foram fantásticas, nunca imaginei que em uma redação teria tanto problemas e tanta experiências para se contar, e o Leandro Fortes soube expressar muito bem a nossa expectativa sobre os oficios da Redação.
Em relação a palestra do Gustavo que foi muito proveitosa, eu pude ver de perto como é trabalhar com politicos corruptos, achei que nunca iria me interessar por esse tipo de jornalismo, mas hoje em dia é uma área que eu considero interessante!
Na do Eugênio Bucci, eu achei que deixou um pouco a desejar em relação ao jornalismo público, e focou muito na radiobrás em si, mas ele não deixou de contribuir com sua experiência maravilhosa no Jornalismo!!

A Escola Livre de Jornalismo, tem contribuído bastante para eu conhecer melhor as áreas de trabalho e principalmente tem me feito gostar mais e mais dessa profissão de JORNALISTA!!!

Até as proxima palestras, que ainda teêm muito para nos ensinar eu espero!
Ana Carolina Figo Curvello

"O jornalista é forte e poderoso não pelo bem que ele faz, mas pelo mal que pode fazer."
Ibrahim Sued

Camilla Sanches disse...

As aulas estão realmente mt interessantes e o agitado clima de debate enriquece o curso!Tenho só uma crítica a fazer. As aulas do Fortes, do Gustavo e a da Zileide Silva, hj, foram bastante dinâmicas e ricas. A do Bucci é q deixou um pouco a desejar, na minha opinião. Ele podia ter abordado mais sobre as várias vertentes do Jornalismo Público ou Cívico. Infelizmente, ele se ateve muito ao caso da Radiobrás e faltou aprofundamento no q seria o conceito mesmo, q era o tema da palestra dele, mas ñ deixou de ser interessante a presença dele.

Bruno disse...

Concordo com tudo - tudo mesmo - que a Luciana disse. E reforço o pedidos dos ppt's. Acho interessante observar que foi solicitado que lêssemos o manual da Radiobrás. Acho que o encontro teria sido ainda mais rico se todos tivessem seguido a orientação. Mas nao vou me aprofundar nisso, cada um sabe do tempo que dispõe durante a semana. Ainda assim, acho muito válido cada comentário e observação, inclusive o que alguns
podem chamar de comentário ou conclusão desnecessários. Afinal de contas é uma Escola, é Livre e é de Jornalismo. É o espaço mais que
certo pra se debater Jornalismo. A pluralidade da galera é a maior prova do quanto o lugar é - e deve ser - democrático.

Entretenimento disse...

Leandro Fortes - Palestra dinâmica. A Fauna apresentada tem uma aplicação para a vida.Um baita fundamento. Difícil deixar de ouvir o prof. Leandro Fortes, até quando fala baixinho.Excelente!

Prof. Gustavo - O equilíbrio perto do poder. Talvez, das diferentes classificações, o jornalismo político seja o mais perigoso. Não é difícil perder o equilíbrio perto de tanto poder. Extremamente relevante tudo que foi dito sobre fonte e ética. Admirável!

Eugênio Bucci - Como entender o jornalismo público, sem entender a empresa pública de comunicação? O enfoque administrativo e gestacional abriu um horizonte na mente. Sem dimensionalismo, essa gestão, com mérito devido a equipe, tem um valor hitórico na forma de se fazer comunicação no país. Realmente adorei essa palestra!
O Eugênio Bucci me lembrou o Tom Hanks, sei lá porquê.

Luciana Medeiros.